sábado, 23 de fevereiro de 2013

E por falar em coisas que caem do céu...


Há alguns dias, fomos surpreendidos com uma notícia inusitada veiculada pela mídia. A queda de um meteorito no solo russo no dia 15 de fevereiro próximo passado deixou um rastro de perplexidade. Alarmes de carros foram acionados, janelas foram quebradas, celulares tiveram seu funcionamento prejudicado e cerca de mil pessoas se feriram por conta do ocorrido.
           No mesmo dia, um asteróide passou a 27 mil km da Terra, distância inferior a altura de atuação de satélites de comunicação, cerca de 36 mil km.

http://www.diariosp.com.br/blog/detalhe/17431/Meteorito 
    Meteoro ou meteorito? Segundo os astrônomos, quando um corpo rochoso vem do espaço e entra na atmosfera, a denominação é meteoro, ainda que sejam consideradas as menores partículas do espaço e fragmentos de cometas/asteróides. Caso esse corpo consiga atingir o solo, teremos meteorito.
           Asteróides ou cometas? Os asteróides, em sua maioria, comportam-se de forma ordenada mantendo suas órbitas ao redor do Sol formando um cinturão localizado entre Marte e Júpiter. Os cometas, ainda que também se assemelhem aos asteróides por conter rocha em sua composição, são basicamente uma bola de poeira e gelo.
           Nossa escola está tão bonita, não é? Pintura novinha mesclada com azulejos, salas de aula equipadas com TV, pontos de água potável em inox, banheiros com novos revestimentos cerâmicos etc. 
           Será que as benfeitorias citadas caíram do céu?
           Uma das professoras de Língua Portuguesa do CEMTN possui doutorado. Se você não sabe, a escala é a seguinte: graduação em um curso superior com duração de três a quatro anos, pós-graduação, mestrado e doutorado (cada fase com dois anos em média de duração).
           Será que o título obtido pela professora caiu do céu?
          Um ex-aluno especial do CEMTN se formou em Medicina, curso extremamente exigente. É um curso que cobra do estudante uma dedicação ímpar, em falar no tempo de duração. Na média, são cinco anos de curso mais dois anos de residência médica.
           Será que o diploma de medicina desse ex-aluno caiu do céu?
           A área verde do CEMTN ainda apresenta deficiência. Embora tenhamos uma área livre e verde, infelizmente, ainda não se alinha com os exemplos acima. Há muito entulho orgânico além de outros entulhos.
           Será que a área verde dos nossos sonhos cairá do céu?
           Não entendi, você poderia argumentar. Que relação há entre asteróides, cometas, meteoros, meteoritos  e as citações ao Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte?
            Simples. Há coisas que não caem do céu.
Fernando Fernandes