terça-feira, 22 de março de 2011

2º ANO - SACUDINDO A POEIRA

        Recentemente, iniciamos nossos estudos sobre o Romantismo. Para tanto, partimos do que se considera atualmente como algo romântico e descobrimos que há muita coisa em comum entre o romantismo (cotidiano) e Romantismo (estética artística). Também nas aulas anteriores, tivemos a oportunidade de analisar três poemas contemporâneos do período romântico.

        Na Canção do Exílio, foi possível perceber claramente a opção do eu-lírico pelos valores existentes onde ele não estava, isto é, onde ele gostaria de estar. Olhando externamente, de forma confessional, descobrimos um autor que se encontrava longe da sua terra natal. e revela sua saudade por meio da idealização da fauna e flora, ainda que de forma singela. Nesse raciocínio, a nacionalidade também se manifesta.

        Já nos dois sonetos que fizeram parte de um trabalho em sala, foi possível quantificar diferentes níveis de idealização feminina. No poema de Bocage, o eu-lírico se encanta com as maravilhas da amada e questiona a si mesmo se pertenceriam a Vênus, a deusa romana do amor. Rapidamente o eu-lírico nega ser de Vênus e afirma serem de Marília, alguém mais perfeita do que a própria deusa. No segundo soneto (Antero de Quental), a idealização feminina deixa de ser intelectual para ser emocional, fruto de um sonho. Desde o início, o eu-lírico nega ser de Vênus, de Circe ou de Amazona (as duas últimas, da mitologia grega). Mesmo assim, ele a adora (primeiro verso).

       Nos dois sonetos, fica patente a diferença nos níveis de subjetividade do eu-lírico. No primeiro soneto (Bocage), há subjetividade. Entretanto, é mais comedida do que a subjetividade do segundo poema (Antero de Quental) uma vez que o fato de o eu-lírico a adorar independe de ela ser feia ou bonita. Ele simplesmente demonstra seu eu em revelar suas preferências ao leitor.
        Em relação às características românticas em itálico estudadas até aqui, elas serão retomadas em outros textos literários. Mas penso que já estão claras.
        Neste ponto, demos uma pausa e estamos revisando os conceitos de frase, oração, período, sintaxe, morfologia, semântica, fonologia, sujeito e predicado. Ao retomar à literatura, estudaremos sobre a produção literária romântica portuguesa.

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