Iniciaremos as discussões sobre o Barroco apresentando o quadro As vaidades da vida humana, de Harmen Steenwyck (atividade proposta pelo livro didático Português-Linguagens, de Willian Cereja e Thereza Magalhães - volume 1 - página 218).
http://brasilartesenciclopedias.com.br/internacional/flamenga03.html
Observe o seguinte:
a) O conceito de natureza-morta: pintura que retrata objetos e seres animados. Também podem retratar seres mortos;
b) O sentido de vaidade, indo além da simples preocupação com a aparência pessoal e avançando até o sentido de busca pelo poder, fama e realização plena dos projetos de vida;
c) Por mais que sonhemos e planejemos coisas em nossas vidas, seremos interrompidos nessa caminhada em algum momento;
d) A pintura apresenta antíteses que refletem o conflito humano. O feixe claro sobre o crânio em relação às partes escuras sobre os demais objetos traduzem, respectivamente, a morte em relação aos projetos de vida;
e) A consciência da efemeridade da vida e do tempo, a concepção trágica da vida e a morbidez são traços da arte barroca se destacam nessa obra.
Enquanto a Europa renascentista vivia a expansão territorial e marítima com a criação de novas rotas de comércio e o surgimento da Reforma Protestante, paralelamente e esses movimentos surgiu um outro: a Contrarreforma católica. Tudo isso ao longo do século XVI.
A Contrarreforma foi um movimento que objetivou barrar o crescimento do protestantismo por meio das seguintes ações:
a) A instituição da Santa Inquisição, espécie de tribunal para punir aqueles que desobedecessem as orientações do catolicismo;
b) O Índice de Livros Proibidos, obras que a Igreja considerasse danosa à fé católica;
c) A criação da Companhia de Jesus, cuja missão era espalhar a fé católica para combate ao protestantismo.
Nesse contexto, surge uma arte com contorno religioso e que expressa as contradições do seu tempo e se firma ao longo do século XVII: o Barroco.
No link http://viajeaqui.abril.com.br/materias/galeria-igrejas-de-salvador-bahia#1 você pode encontrar mais obras barrocas, como a que está listada abaixo, o interior da Igreja e Convento de São Francisco, na Bahia.
No link http://g1.globo.com/minas-gerais/fotos/2014/11/fotos-obras-de-aleijadinho-em-ouro-preto.html#F1423104 você pode conhecer algumas esculturas do mestre Aleijadinho, como Anjos no frontispício da Igreja de São Francisco de Assis, esculpidos por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1) que aparece abaixo.
Observe a riqueza nos detalhes, a ornamentação bem cuidadosa e caprichada. Essa carga de minúncias também exemplifica a arte barroca.
Na próxima postagem, veremos como os textos literários do Barroco também são ricamente ornamentados. Tão ornamentados como as pinturas e esculturas do Barroco.
Isso mesmo. Textos ornamentados.
Fernando Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário