quarta-feira, 27 de março de 2013

Tributo


      Quando pus meus pés nesse lugar pela primeira vez, foi paixão pura. O verde que havia em você me convenceu que esse seria meu novo local de trabalho, e ali nossa história começou. Você passou a conhecer minhas virtudes e fraquezas; e eu, a admirá-lo.
       De cara, percebi sua grandeza de caráter. Por mais de uma vez, eu via você contaminado pelo mercúrio das lâmpadas fluorescentes. Nem por isso, houve sentimento de vingança. Por outras, a enxurrada de copinhos, vasilhames plásticos e restos de alimentos sobre seu manto faziam-me crer que o seu lado paterno se extinguiria. E as queimadas que provocaram dores intensas em você? Pura atitude de indiferença com alguém tão amoroso, tão acolhedor, tão longânimo. Você sempre ofereceu a outra face.
      Ao  ouvir que as árvores que há em você só serviam para sujar o pátio, imagino sua frustração.  Cheguei a pensar que você explodiria. Não. Seu lado mãe falou mais alto. Recentemente, a percepção de que você se transformaria num lixão me fez crer que, definitivamente, você daria um basta e devolveria, com a mesma moeda, os maus tratos recebidos.
         Puro engano.
      Você sempre me acolheu, protegeu, corrigiu e perdoou. Você se alegrou com a minha alegria e se entristeceu com meu gesto de ingratidão. Nem por isso, você me negou a sua beleza e seu colo.
        E assim você faz a cada pessoa que transita aqui, seja estudante, professor, funcionário, visitante. Mesmo recebendo de uma minoria os piores sentimentos, sempre se mostra grandioso. Como a águia altaneira que vê o macro, você avalia, compreende, perdoa e sempre está pronto a mostrar o melhor caminho.
       Sabe por quê?
       Muita gente lhe deu amor ao longo do seu meio  século   de   existência.     Foi tanto, tanto, tanto que, mesmo que você quisesse, não haveria que se falar em outro tipo de conduta.

                                                Obrigado, Cemtn.

Fernando Fernandes

              

Um comentário:

  1. Amigo Fernando, as coisas que você vê no Cemtn eu vejo em você. Acho que por isso alguém disse uma vez que "a cabeça pensa onde os pés pisam". Somente alguém tão nobre seria capaz de enxergar tanta nobreza...

    ResponderExcluir